O Brasil deve mesmo desmilitarizar as PM?

Pauta antiga de grupos e partidos ideologizados e radicais, com seu espectro mais à esquerda, a desmilitarização das Polícias Militares seria em realidade um desastre para o Brasil; seja no campo da Defesa Externa, ou, e principalmente, no Campo da Segurança Pública.


Já abordamos por vezes em nosso Blog a importância da Polícia para a DEFESA DA DEMOCRACIA, e igualmente por isso nos alinhamos com vários autores e especialistas em Polícia no mundo e mesmo no Brasil, onde citamos David H Bayley, Herman Goldeinstein, Jean-Claude Monet, Domenique Monjardet, Marcos Rolim e Ricardo Brisola Balestreri.
Igualmente, explicamos como os regimes ditatoriais se utilizam da Polícia para tornar o povo refém de suas sanhas autoritárias, quando não criam uma polícia especial para isso, o que é mais comum acontecer.
O vídeo que postamos abaixo traz de forma muito clara e resumida - e nem por isso menos precisa em suas colocações doutrinárias -  o que pode acontecer quando se busca "mudar a polícia". Como falamos em nossa exposição sobre a Polícia do Futuro, "muitas vezes quando se fala em mudar a Polícia, o que se quer na realidade é ameaçar e vilipendiar a Democracia".
O grande compromisso que nós policiais assumimos com a Sociedade é a de sua Defesa e da Defesa das Instituições Democráticas e não atender às vontades do "governante de turno". Quando a Sociedade e as Instituições estiverem ameaçadas, não é uma escolha moral da Polícia "cumprir ordens", mas sim CUMPRIR AS LEIS E A CONSTITUIÇÃO; e estas não abrem espaço para negociação em sua defesa.
Um abraço a todos e, por favor, comentem; pois aqui é antes de tudo um espaço da Polícia, portanto, Democrático.


Observação: O vídeo traz também uma posição ideológica com a qual não concordamos em vários aspectos. O que nos interessa é a abordagem em relação à Polícia e, em especial, às Polícias Militares. Manter o olhar crítico sempre é nossa intenção.

Comentários